quinta-feira, 22 de maio de 2008

MÍDIAS & TECNOLÓGIAS

O cenário da educação mudou de forma significativa nestes últimos anos, o velho sistema adotado, submergiu, ou está preste a sucumbir, uma vez que o mesmo tem sendo questionado em face às metodologias de projetos que facilitam a aprendizagem contextualizada do aluno e a construção do conhecimento.
A Internet e as novas tecnologias estão trazendo grandes desafios pedagógicos para as salas de aulas, é imperativo que sejam incorporadas à educação porque fazem parte do dia-a-dia dos alunos, porem... Lamentavelmente, nem todos os professores que têm acesso à estas mídias, sabem como tirar proveito da maquina, resumindo, o professor não quer e nem pode ficar para trás, logo, o modelo de escola aonde o aluno só consome conhecimentos, e não o produz está ultrapassado. Então, os educadores precisam aprender a gerenciar vários saberes e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora repensando todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para facilitar a aprendizagem, junto ou separado, pois podemos aprender de muitas formas, em lugares diferentes, de formas diferentes.
Para tanto se faz necessário nesse momento a capacitação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias necessárias ao acompanhamento dos alunos neste processo, bem como sua própria formação e preparação para está à frente do desafio que lhe é proposto, para que não incorra que em dado momento o uso destas TICs sirva apenas como um veniz de novidades as aulas, ao invés de modificações significativas na aprendizagem.
Pois nem sempre que se usa um recurso tecnólogo, significa que se está fazendo uma interação entre tecnologia e saber. Não basta apenas o professor se preocupar com o aluno em sala de aula, ou laboratório e no acompanhamento das práticas, dos projetos, e das experiências que ligam o aluno à realidade, à sua profissão, o professor precisa aprender também a gerenciar as atividades, orientar projetos, preocupar-se com a carga horária da sua disciplina, e ter o equilíbrio na qualidade do que se ensina e daquilo que se quer que se aprenda.
Lourdes de Jesus

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