sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Atividade do Curso "História de Vila Nova"



Vila Nova dos Martírios é uma cidade que encanta e desperta curiosidades de quem não a conhece, começando por seu nome. Mas apesar de ter a palavra martírio compondo parte de seu nome, ela não tem nada de martírio, mas sim de progresso, prosperidade, desenvolvimento e um povo acolhedor que busca uma uma melhor qualidade de vida a cada dia.
Dizem os primeiros moradores que aqui moravam índios e que houve batalhas entre os primeiros habitantes e os índios, inclusive, tem um povoado no município que se chama Aldeia. E os primeiros habitantes tiveram muitas dificuldades, além de travarem lutas constantes com os índios. Por Vila Nova ficar a 112 km de Imperatriz e a estrada ser quase intrafegável naquela época dificultando as viagens em busca de mantimentos. Então as pessoas passavam até três dias para irem a Imperatriz e retornarem ao povoado com suas compras; por isso o povo sofria muito com este isolamento. No entanto, o povo continuou sua luta, e por ter um rio que banhava a cidade com o nome rio Martírio ficou o nome do povoado, hoje cidade, de Vila Nova dos Martírios.
Hoje, Vila Nova dos Martírios é uma das cidades que mais prosperam na região, atraindo muitas pessoas de outras cidades, além de empresas e investidores que acreditam no desenvolvimento desta cidade. E também um outro fator que atrai pessoas são os lagos belíssimos que banham a cidade, além das badaladas festas da cidade como o Vila Junina, as argolinhas, o festejo, as cavalgadas ,o Vilafolia e as lindas praias do rio Tocantins. E os moradores mais antigos falam que a água de Vila Nova dos Martírios é milagrosa, pois quem dela beber ou volta para morar ou passear outras vezes. Então, amigos venham nos visitar e conhecer as belezas desta cidade e beber da água de Vila Nova dos Martírios.

Postado por PSICOPEDAGOGIA (Aluna do Curso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário