terça-feira, 28 de junho de 2016

Atividade CATE WebQuest

ATIVIDADE 10 WEBQUEST

 Profissões Promissoras


Introdução
Escolher uma profissão é uma tarefa delicada na vida da maioria dos estudantes. Decidir qual a carreira ideal ou aquela que trará a melhor oportunidade de emprego é um impasse para os jovens e adolescentes que trilham no caminho da tomada de decisão ao escolher a profissão que mais se adeque ao seu perfil. Com foco na carreira e um olhar no futuro, uma dica relevante é pesquisar as profissões que estarão em alta nos próximos dez anos.

Tarefa
Pretendemos orientar os alunos do Ensino Médio a fazerem uma pesquisa a respeito das profissões mais significativas do momento e que tenham projeção para o futuro, a fim de orientá-los na escolha de sua carreira profissional. Por entendermos que esta atividade lhes dará suporte necessário para esta finalidade; uma vez que conhecendo o perfil e atributos de cada profissão ficará mais fácil opinar por aquela que melhor se identifica com suas habilidades, pois para quem já tem vocação clara, fica fácil decidir. Porem, a maioria não sabe bem como escolher a carreia que lhe proporcionará a melhor tomada de decisão.
 Para ajudar nesta escolha sugerimos algumas dicas de profissões que prometem ser promissoras:

Na área da Construção Civil: Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Agrimensura, Engenharia Hídrica, Logística e Transporte.
Na área da Indústria e Tecnologia: Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Analise e Desenvolvimento de sistema e Engenharia da computação.
Na área do Agronegócio: Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca.
Na área saúde: Medicina, Enfermagem, Gerontologia, Educação Física, Fisioterapia.
Na área do Ensino: Pedagogia, Licenciatura em Ciências Químicas, Físicas e Biológicas, Geografia, Historia, Matemática, Letras e idiomas.
Na Área de Meio Ambiente: Química, Biotecnologia, Engenharia Hídrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental.
Na Área de Energia: Geologia, Biocombustíveis, Produção Sucroalcooleira, Mineração, Petróleo e Gás e Segurança do Trabalho.


Na Área de Negócios: Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Processo
Existem varias maneiras de se fazer uma pesquisa:
ü  Ter em mente claro o objetivo da sua pesquisa;
ü  Organizar o que esta sendo procurado;
ü  Localizar fontes confiáveis;
ü  Realizar a pesquisa;
ü  Computar os dados.
Sugestões de links:

ü  Coleta de dados: realizar a pesquisa utilizando as fontes indicadas, e outras que julgar ser necessária, selecionar os itens desejados e definir a que mais se adequar ao seu perfil. E se julgar necessário entrevistar profissionais que trabalham nesta área para ampliar seus conhecimentos a respeito da profissão desejada.


Avaliação
A avaliação será feita através dos trabalhos realizados pelos alunos, de maneira individual e coletiva e através de debates em sala de aula. 

Conclusão
Levando-se em consideração esses aspectos pesquisados somos levados a acreditar que, por mais difícil que seja para o estudante decidir que carreira profissional escolher. Após a pesquisa, evidencia-se um amplo leque de conhecimento a cerca das profissões. Com isto, fica mais fácil para o educando escolher a carreira que se adeque ao seu perfil.

Autores:
Ângela Maria Viana Soares
Lizete Bassani Mendes
Maria de Lourdes de Jesus
Maria do Espirito Santo Sousa dos Santos


Referencia



Nenhum comentário:

Postar um comentário