quarta-feira, 25 de junho de 2008

EDUCAÇÃO DIGITAL - RESENHA




SECRETÁRIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE AÇALANDIA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL





INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO DIGITAL


RESENHA



Os desafios da Educação digital




A revolução das tecnologias trouxe até nós inúmeros benefícios em todas as áreas
do conhecimento, especialmente na Educação. Novas habilidades estão sendo exigidas não só dos alunos como também dos professores. A estes cabe inovar métodos e metodologias essenciais para o processo de ensino- aprendizagem; àqueles, a capacidade de interpretar a realidade, tomando decisões e distinguindo situações. É neste contexto de busca que o conhecimento se constrói. Impossível,porém, é manter-se indiferente às mudanças ocorridas no mundo,o que inclui pensar em nossas atitudes diante do novo modelo de sociedade e no uso das novas tecnologias. A internet, por exemplo, é hoje a principal fonte de informaçoes, ferramenta de troca, comunicação e entretenimento. A escola tanto precisa dela quanto de livros ou biblioteca.
A preocupação não deve está focalizada em sua disseminação pelo meio escolar, mas em sua adequada utilização pelos usuários. Não são raros os casos que envolvem problemas com ameaças, calúnia e difamação, provando que a maioria das pessoas ignoram os direitos fundamentais, assegurados pela Constituição Federal. Não podemos confundir liberdade de expressão com expressão de libertinagem. Invadir a privacidade, ofender a honra ou a imagem de alguém é ato tão ilícito quanto roubar ou matar.
Outra conduta ilegal muito praticada nos meios eletrônicos é a reprodução não autorizadas de obras,textos ou manisfestações artísticas, os quais são divulgados sem qualquer permissão que expresse claramente a vontade de seu(s) criador(es) para sua utilização. Caso não se encontre na página do autor quaisquer informações sobre seus direitos autorais, recomenda-se entrar em contato com ele antes de realizar cópias.
O ambiente escolar pode favorecer estes esclarecimentos, criando ainda uma Política de Segurança da Informação, cuja finalidade seja a de promever o melhor uso das tecnologias de informação e comunicaçao. Aos alunos poderia ser criado um código de conduta, com seus direitos e deveres no tocante a legislação, sujeitando os mesmos a penalidades se ocorrer infração ao código estabelecido. Para aperfeiçoar estas informações, sugere-se a leitura da lei 9610/98 (direitos autorais) e do Código Penal, o qual trata dos crimes de calúnia, difamação, injúria, ameaça entre outros.




ATIVIDADE REALIZA PELA CURSISTA:

Aline Mara de Almeida

Professora de Língua Portuguesa do CE Professor Antonio Carlos Beckman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário