terça-feira, 3 de junho de 2008

PROPOSTA PEDAGÓGICA






MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE AÇAILÂNDIA
PROINFO - NTE


PROPOSTA PEDAGÓGICA


Cursista: Francisca Núbia Silva de Oliveira Açailândia – MA

O Fantástico Mundo dos Quadrinhos

Tema: História em Quadrinhos.

Título: O Fantástico Mundo dos Quadrinhos.

Objetivos:
Conhecer a origem das histórias em quadrinhos;
Analisar a importância didática e pedagógica da utilização dos quadrinhos como ferramenta de desenvolvimento da aprendizagem;
Reescrita de clássicos da literatura brasileira em forma de histórias em quadrinhos.
Público Envolvido:
Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Lourenço Antonio Galletti, Açailândia-Ma.

Mídias a Serem Utilizadas:
Mídia impressa (Consulta bibliográfica acerca do tema e leitura de quadrinhos clássicos como: Turma da Mônica, HQs e Luluzinha);
Computador (Com leituras de hipertextos e consultas de sites relacionados ao tema, a fim de endossar os conhecimentos e analisar o alcance educacional dos quadrinhos, veiculados também na internet);
Televisão e Dvd (Para os alunos demonstrar também a veiculação dos desenhos animados, que surgiram a partir dos quadrinhos, com enfoque na educação e cultura).
Atores e Papéis Desempenhados e Suas Atividades:
Professora de Língua Portuguesa – que irá orientar todo o percurso das ações, como: Dividir as turmas em pequenas equipes, distribuir pesquisas por temas, socializar os conhecimentos pertinentes ao tema, envolver e motivar os alunos para o direcionamento do trabalho como fator de desenvolvimento das competências de leitura e escrita;
Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio - que irão pesquisar em acervo bibliográfico, em sites e na televisão sobre o mundo dos quadrinhos; Em equipes irão selecionar um livro clássico da literatura brasileira, a fim de reescrevê-lo em forma de quadrinhos; Socializar as etapas do trabalho com os colegas e a professora utilizando slides no computador ou na televisão com dvd, bem como analisar e refletir sobre as aprendizagens adquiridas ao longo de todo o percurso do trabalho.
Equipe administrativa e pedagógica da escola – que irá apoiar o desenvolvimento do trabalho, favorecendo a aquisição dos recursos necessários e também auxiliar na orientação do produto final, que será a reescrita dos clássicos brasileiros em forma de quadrinhos. A equipe também ficará responsável em administrar juntamente com os alunos a disposição do projeto na página da internet da escola.

Critérios de Avaliação:
O trabalho será avaliado em todas as etapas: no momento de socialização da idéia do trabalho, analisando o interesse dos alunos; na aplicação das pesquisas em livros impressos, textos virtuais e programas de televisão; da forma como as pesquisas sobre os quadrinhos serão novamente socializadas entre os alunos; na aplicação dos conhecimentos ao reescrever um livro clássico da literatura brasileira em história em quadrinhos e acima de tudo na percepção das aprendizagens adquiridas ao longo de todo o processo do trabalho.

Referências:
SOUSA, Mauricio. Saiba Mais! História em Quadrinhos com a Turma da Mônica. Editora Panini Brasil. São Paulo, 2008.
CADERNO PEDAGÓGICO. Nós e os textos: um diálogo incrível que alimenta o espírito. Nestlé Cultura. São Paulo, 2005.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II – Rua de Mão Única. Brasiliense. São paulo, 2006.
BERNARDIN, Jacques. As crianças e a cultura escrita. Artmed. Porto Alegre, 2005.
Sites Relacionados:
www.nonaarte.com.br
www.monica.com.br
www.cartunista.com.br
www.sobresites/quadrinhos
www.wikipedia.org/banda_desenhada



“Afinal, o que são Histórias em Quadrinhos? São histórias feitas com desenhos em seqüência com textos de falas em balões. Publicadas, principalmente, em revistas e jornais. As histórias em quadrinhos ou “HQs” são um dos mais importantes meios de comunicação do nosso século. Elas informam e divertem ao mesmo tempo!”.
Mauricio de Sousa (2008).


Nenhum comentário:

Postar um comentário