domingo, 22 de junho de 2008

PROPOSTA PEDAGÓGICAS DOS CURSISTAS

Professora Fátima Tavares


UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE AÇAILÂNDIA – UREIA
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE IMPERATRIZ
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
AÇAILÂNDIA – MARANHÃO
PROPOSTA PEDAGÓGICA
JORNAL NA ESCOLA
CENTRO DE ENSINO LOURENÇO ANTONIO GALLETTI
AUTORA: MARIA DE FÁTIMA VIEIRA TAVARES DA SILVA

PARCEIROS – NTE – IMPERATRIZ E MULTIPLICADORES DE AÇAILÂNDIA - MA
CLIENTELA: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUTO FINAL: JORNAL ESCRITO
INTRODUÇÃO

O jornal no mundo contemporâneo é uma ferramenta imensurável quando se trata da disseminação da informação em todos os âmbitos.
Nesta Proposta Pedagógica pretende-se discutir e orientar a implantação de um jornal na escola com finalidade de conservar sua função primeira e ainda ampliar esse leque de utilidades tais como: o uso da tecnologia digital, a integração entre os alunos e demais construtores do conhecimento que integram o ambiente escolar.
JUSTIFICATIVA

A idéia da implantação de um jornal na escola surgiu da necessidade de divulgação dos projetos, eventos e informações gerais da escola que funciona em três turnos e possui diversos núcleos em assentamentos e povoados do município. Também pretende-se trabalhar a implementação de uma cultura de leitura e escrita no ambiente intra-escolar e extra-escolar para o aprimoramento do conhecimento da língua e acesso ao conhecimento em geral, pois no exercício de sua confecção está o manuseio das tecnologias digitais dentre outras, a interação entre alunos de diferentes turno, os que estudam nos núcleos rurais e de outras escolas, o convívio e indireto com profissionais da área da comunicação.
Acredita-se que esse exercício irá contribuir para a formação de cidadãos críticos capazes de defender suas próprias idéias e acima de tudo, conscientes de seu papel na sociedade e como diz o grande jornalista e crítico:

Educar é prepara para a liberdade. As pessoas
São livres porque podem escolher. E só podem escolhes
Quando conhecem alternativas. Sem informação não
Há alternativa, e, portanto,sem alternativa não há li-
berdade. O bom educador deve estimular a diversi-
dade, torcendo para que seus alunos tenham suas
próprias idéias. E mais do que isso tenha a coragem
De defende-las, devidamente fundamentadas, em
Qualquer situação. E, sobretudo tenha a coragem e a
Segurança de se admitirem errados e mudarem sua
Opinião.

Gilberto Dimenstain, jornalista e escritor.



OBJETIVOS

Promover a inclusão digital;
Produzir um jornal permanente na escola;
Contribuir para a formação do senso crítico do aluno orientando-o na filtragem da informação;
Trabalhar a interação entre os alunos dos diferentes turnos da escola-mãe e destes com os núcleos localizados em assentamentos e povoados;
Aprendizagem de leitura e escrita sem esforço;
Sentido de responsabilidade individual e coletiva.
METODOLOGIA

Reunir os alunos para divulgação do projeto, avaliar o nível de aceitação e projetar se necessários possíveis ajustes de acordo com a opinião dos parceiros (alunos);
Composição da equipe pioneira que será responsável pela redação e edição do jornal; (lembra-los de que esta equipe será rotativa de acordo com a necessidade da escola e do aluno);
Planejar estudo no laboratório de informática da escola com a presença do coordenador para orientação do manuseio dos computadores;
Planejar um momento de estudo para discussão da linguagem jornalística e layouts do jornal;

Visitar os ambientes de produção da mídia escrita em Açailândia e entrevistar jornalistas locais;

Pesquisar na internet experiências positivas realizadas em outras escolas;
Realizar um concurso na escola para escolha do nome do jornal;
Visitar os núcleos dos assentamentos e povoados convidar e selecionar os alunos para participar do projeto, estes funcionarão como correspondentes. Vale ressaltar que algumas destas extensões possuem laboratórios de informática;
Reunir a equipe distribuir tarefas e confeccionar modelo do jornal, intitulado na linguagem jornalística de “boneca”.
Visitar as empresas locais mostrar o projeto e solicitar patrocínio para custear o material, em troca, um espaço para divulgação de seus produtos.
Planejar a data de lançamento da primeira edição, discutir a periodização (semanal, mensal, bimestral, etc);
Após a aquisição dos assuntos, seleciona-los produzir e revisar os textos decidir o layouts e aplica-lo;
Oficializar o lançamento: convidar a comunidade escolar e demais interessada para o evento de divulgação.
PERÍODO

O lançamento está previsto para a segunda quinzena de agosto de 2008 em caráter permanente.
AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma contínua, no lançamento de cada edições será avaliado o caráter das reportagens, o layouts do jornal a ortografia, e a importância dos textos para o publico leitor, a familiaridade dos produtores com a mídia digital e demais tecnologias empregadas.

BIBLIOGRAFIA
http:
oglobo.globo.com

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