quinta-feira, 26 de junho de 2008

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 . IDENTIFICAÇÃO

Instituição: Escola Darcy Ribeiro.

Tema Gerador: Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa.

Nome do Projeto:Dificuldade de Aprendizagem na Língua Portuguesa no Ensino Médio.

Período de Realização: 3 meses (Agosto, Setembro e Outubro).

Cliente: Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Disciplina: Língua Portuguesa.

Diretora: Creusa de Sousa Chaves.

Supervisora: Arleilde Gomes.

Professora: Wilma Marques Porto Figuereido.




2 . INTRODUÇÃO

A inserção as novas tecnologias de informação e comunicação trouxeram uma enorme contribuição para a prática escolar em todos os níveis de ensino. Essas utilizações múltiplas possibilidade que poderão ser realizadas em qualquer atividade escolar. Hoje muitas escolas já podem contar com o apoio dos recursos audiovisuais todos com a pretensão de ensinar com o apoio das máquinas e assim melhorar a prática pedagógica.

A construção do conhecimento é eficaz para que o educando constrói algum objeto de seu interesse, tornando a aprendizagem mais significativa.

E virtude da biblioteca virtual, o conhecimento de textos variados devem ser mais usados, não como máquinas, mas como ferramenta para criar um ambiente interativo que proporcione ao aluno investigar, levantar hipótese, testa-las, e refinar suas idéias inicias construindo assim seu próprio conhecimento.

Só o fato de não saber ler, escrever e interpretar representa uma injustiça social bastante elevada e está condenados a incultura, a ignorância, ao analfabetismo funcional e a manipulação social. O perigo de uma sociedade analfabeta depende imatura e inculta é um terreno propício a desigualdade e opressões de várias ordens.

Com o apoio da internet o ensino tornou-se mais atraente e estimulante, fazendo com que os jovens busquem mais conhecimentos.



3. JUSTIFICATIVA

A inserção das novas tecnologias de informação e comunicação, nos alerta como educadores que estamos numa era de conhecimento em diversa áreas da informática, que precisamos reverter essa situação, desenvolvendo propostas, projetos e trabalhando a disciplina de língua portuguesa de diversas formas, utilizando assim os recursos das tecnologias de informação e comunicação.

Na busca de melhores aprendizagens em Língua Portuguesa, nosso desafio é facilitar para os alunos do C.E. Darcy Ribeiro o uso do computador no laboratório de informática, pesquisar, construir, interpretar e comparar textos diversificados se utilizando de recursos multimídias, com inserção de imagens, vídeos e realizando trabalhos com construção de sites.

É preciso estar atentos para o objetivo de cada aula proposta, qual finalidade de cada ferramenta e a forma de sua utilização.

Pretendo com essa proposta desenvolver nos alunos, habilidades de investigação, argumentação, percepção e observação de diferentes tipos de textos relacioná-los com outras disciplinas e, além disso, aprender através de textos diversificados outras áreas do conhecimento globalizado.

Para desenvolver esta proposta será preciso que nós educadores estejamos capacitados através de treinamentos eficazes para que obtenham êxito nos resultados.

4. OBJETIVOS

4.1OBJETIVOS GERAIS:

  • Desenvolver fatores que possam ajudar nas dificuldades de aprendizagem do aluno na língua portuguesa.

4.2 OBJETIVOS:

  • Determinar as causas que intervêm nas dificuldades de aprendizagem na Língua portuguesa do C.E. Darcy Ribeiro - Anexo II.

  • Descrever os fatores que estão nas bases da dificuldade da língua portuguesa do C.E. Darcy Ribeiro - Anexo II.

  • Propor uma estratégia para a superação das dificuldades na Língua Portuguesa que os alunos hoje apresentam no C.E. Darcy Ribeiro - Anexo II.

5. METODOLOGIA:

  • As atividades foram planejadas para serem desenvolvidas junto ao laboratório de informática da rede estadual de ensino.

  • Apresentaremos alguns textos e discutiremos em sala os seus atores e conteúdos.

  • Na segunda parte pediremos para os alunos que busquem na internet texto que chama a sua atenção para serem discutidos em sala.

  • Na terceira parte partiremos para produções textuais, vídeos e slides.

  • Na quarta parte escolheram uns textos já estudados e individualmente interpretaram suas linhas.

  • Na quinta parte os alunos desenvolveram uma Exposição na qual iram expor suas produções juntamente com as suas analises.

6. RECURSOS:

  • Laboratório de Informática.

  • Computador

  • Vídeos

  • Textos Diversos

  • Revistas

  • Jornais

  • Livros Variados

  • CD - Rom

  • Pendrive

  • Xérox Copiadora

  • Impressora

  • Lousa

  • Giz

  • Papel sulfite


7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

ATIVIDADES

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

Levantamento de hipótese de tema com alunos


x

Elaboração da proposta

x

Desenvolvimento das atividades

x

Culminância

x


8. AVALIAÇÃO:

Sabemos que as avaliações são feitas no decorrer das aulas, porém a exposição será a conclusão e prova concreta da absolvição do conteúdo pelos alunos do C. E Darcy Ribeiro.



REFERENCIA:

  • CARDOSO, Beatriz, ensinar: tarefas para profissionais. Ed. RECORD.

  • Nova Escola, Ano XIV nº. 123- junho de 1999.

  • Mundo Jovem, Ano XLII nº. 351- outubro de 2004.

  • Site: www. Novaescola.com. br.


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