domingo, 22 de junho de 2008

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Professora Cláudio Alves

TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOMETRIA E FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Municipal Darcy Ribeiro
Autor: Cláudio Alves da Silva
Açailândia 2008



IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Escola Municipal Darcy Ribeiro
Tema Gerador: Tecnologias Aplicadas ao Ensino de : Geometria e Frações no Ensino Fundamental
Nome do Projeto: Geometria e Frações no Ensino Fundamental
Período de realização: junho/ agosto/setembro - 2008
Clientela: Alunos da 6ª a 8ª série do Ensino Fundamental
Disciplina: Matemática
Diretora: Maria de Lurdes Silva Farias
Supervisora: Nazaré
Professor: Cláudio Alves da Silva




INTRODUÇÃO

As constantes mudanças em nossa sociedade tecnológica produziram um ambiente que alguns métodos e currículos do passado tornaram-se um obstáculo ao desenvolvimento de mentes capazes de lidar com a era da informação e com a resolução de problemas do dia-a-dia. A instrução hoje precisa ir muito alem da mera memorização de regras e dos cálculos mecânicos com números.
A educação matemática deve prover aos estudantes as ferramentas para o desenvolvimento, utilização e apreciação do mundo ao seu redor. O estudo de geometria e fração em matemática deve alimentar o pensamento critico e analítico, indo das observações aos conceitos abstratos, e a varias aplicações praticas de diversos campos. A sociedade atual espera que a escola assegure a todos os alunos iguais oportunidades de se tornarem “matematicamente alfabetizados” e tenham oportunidades iguais para o aprendizado, tornando cidadãos informados, capazes de compreender as questões de nossa sociedade tecnológica.


JUSTIFICATIVA


Vivemos num momento significativo no que tange ao ensino-aprendizagem. Não é suficiente que os alunos apenas organizem conteúdos, memorizem regras, ao repitam modelos. A aprendizagem só se torna significativa quando possibilitamos a comparação e reflexão com experiências de vida.
Portanto nosso desafio é desenvolver um programa curricular dinâmico, apresentando a matemática de hoje relacionada aos problemas atuais, e ao interesse dos alunos dentro da percepção, como meta a problematizarão e o questionamento da relação entre o conhecimento matemático e a realidade concreta em suas múltiplas dimensões.


OBJETIVO GERAL


Desenvolver a capacidade investigativa do espaço, visando compreende, descrever e representar de forma organizada o ensino de geometria e frações dentro de uma visão significativa da importância e suas aplicabilidade no mundo moderno. Bem como desenvolver habilidades de estudo dos temas abordados com uso das tecnologias em busca da inclusão social e digital.


OBJETIVOS ESPECIFICOS



Identificar e diferenciar formas geométricas;
Ampliar e aprimorar a compreensão das formas geométricas e operações com frações a partir de representações com materiais concretos.
Efetuar e ampliar os conhecimentos sobre frações e seus significados e aplicações na resolução de problemas;
Identificar e quantificar faces, arestas e vértices de poliedros.
Construir polígonos a partir de modelos de faces poligonais.
Integrar as Tecnologias da Informação e de Comunicação (TIC’S) à pratica pedagógica.


METODOLOGIA


Todas as atividades desta proposta foram planejadas para serem desenvolvidas junto aos laboratórios de Matemática e Informática da Rede Estadual de Ensino onde firmamos parceria.
Outra opção que pretendo foi a de iniciar pelo estudo dos sólidos geométricos, tentando fazer caminhar juntas a Geometria Plana e a Geometria Espacial.
Gostaria de enfatizar que existem diferentes níveis de sistematização que devem ser feitos no desenrolar de cada atividade, culminando com as exposições sistematizadas dos conteúdos da proposta que deverá ser feito no momento em que estes alunos conseguirem certa autonomia de trabalho nestes campos, para que possam desenvolver habilidades de argumentação, tirar conclusões e demonstrar propriedades já existentes.

RECURSOS

Computadores
Impressora
CD-Rom
Pendrive
Internet
Livro didático
Matérias alternativos
Sucatas
Réguas
Papel chamex
Giz
Laboratório de Matemática
Laboratório de Informática
Vídeo 19 e 21 Tv escola

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
x
Culminância
X
x
Desenvolvimento das atividades
x
Elaboração da proposta
X
Levantamento de hipóteses de temas com alunos
SETEMBRO
AGOSTO
JUNHO
ATIVIDADE


AVALIAÇÃO



A avaliação deve ser encarada como um processo essencial na formação do ser humano. Por isso, aqui entendo como uma espécie de verificação do processo educacional numa perspectiva dialógica entre o processo e resultado, sendo qualitativo e quantitativo.
Assim sendo, esse processo ocorre todo o tempo, em todos os espaços, com o propósito de oportunizar um momento de reflexões e crescimento tanto ao professor quanto ao aluno, não se restringindo somente a aprendizagem, mas estendendo-se aos momentos e situações didáticas. Neste sentido o aluno será avaliado a todo momento da proposta, desde a sua participação na sala de aula como o interesse na confecção de materiais, criatividade e organização dos trabalhos.

REFERÊNCIAS:



REIS, Lourisnei Fortes dos , Aplicando a matemática, 5ª, Tutui-SP; casa Publicadora Brasileira, 2006.
CANDIDO, S: Formas Num Mundo, São Paulo: Moderna, 1997.
BORTOLOTTO, A. G. et Alli: Frações, cadernos da editora6, Caxias do Sul: UCS, 1998.
TAHAN, M: Matemática Divertida e Curiosa, Rio de Janeiro: Record, 1998.
BOLT, B: Actividade matemáticas. Coleção o Prazer da matemática. Lisboa: Gradiva, 1991.
RPM – Revista Professor de Matemática
Bolema – Boletim de Educação Matemática
Ns.rc.unesp.br/igce/matemática/bolema

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