segunda-feira, 9 de junho de 2008

PROPOSTA PEDAGÓGICA


SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE AÇAILÂNDIA
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL


ESCOLA: CENTRO DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN

MUNICÍPIO: AÇAILÂNDIA – MA

AUTOR: MARIA DE FÁTIMA DO VALE MENDONÇA

CLIENTELA: ALUNOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO CARLOS BECKMAN


1. PROJEJO: MORADORES EM SITUAÇÃO DE RISCO DE AÇAILÂNDIA-MA: Problema social.


2. INTRODUÇÃO

No mundo atual não se deve fugir da necessidade do uso das tecnologias, principalmente a tecnologia da informação, com isso exige-se do professor uma capacitação e atualização com o objetivo de fornecer ao aluno ferramentas que motive e ajude ao mesmo no processo de produção do conhecimento.
O presente projeto cumpre uma etapa de conclusão do Curso Introdução à Educação Digital, bem como oportunizar ao aluno espaços e momentos de estudo, conhecimento, aprendizagem e reflexão sobre a realidade social, na qual está inserido.

3. JUSTIFICATIVA:

A questão da pobreza em nosso país sempre constituiu tema de muitas discursões e ações governamentais, mesmo pulverizadas e desarticuladas, vêem sendo postas em prática, a exemplo de programas como o Bolsa Família, que procura abraçar uma boa parcela da população “sem conseguir apertá-la”, ou melhor sem atender pelo menos o mínimo necessário a essa parcela.
Açailândia- MA, com população de aproximadamente 110 mil habitantes, 27 anos, situada no entroncamento das BRs 222 e 010, que liga Brasília à Belém, e mais duas ferrovias que passam em seu município, com fácil acesso aos meios de comunicação e tecnologias modernas, é uma região de terreno arenoso, que facilita erosões com a água da chuva, e barrento, rica em barro amarelo, propício para produção de todos os tipos de verduras e cereais, como milho, arroz e feijão, possui o segundo "PIB" do estado, tem o maior rebanho de gado e o maior pólo guseiro da região norte nordeste com sete siderúrgicas, mas como muitos outros municípios brasileiros, vive um misto de riquezas com marcas indeléveis de pobreza (ao redor de grandes riquezas existem imensos cinturões de miséria). Diante dessa realidade a Escola Professor Carlos Beckman sente-se na obrigação de abrir espaços no processo de aprendizagem de seus alunos para compartilharem um pouco dessa realidade, utilizando de meios e instrumentos tecnológicos e visitas in loco a algumas áreas de risco, visando o conhecimento e reflexões sobre essa realidade, na perspectiva de formar uma auto-consciência crítica no aluno e o mesmo ser sujeito de sua própria história.


4. OBJETIVOS:

GERAL:

Utilizar novas formas de aprendizagem no meio escolar, oportunizando ao aluno conhecer a realidade sócio-econômica de pessoas que vivem em moradias com situação de risco, nas áreas da Prainha – Vila Jacu; Vila Ipiranga; Brejo do Sapo – Bairro Laranjeira; Vila Sucuri e adjacência do Lixão, no município de Açailândia, na perspectiva de formar uma auto-consciência crítica no aluno e o mesmo ser sujeito de sua própria história.


ESPECIFICOS:

· Estimular o aluno a desenvolver práticas investigativas sobre as condições da população que moram em situação de risco;
· propiciar a conscientização dos alunos da situação sócio-econômica de uma parcela da população de baixa renda de Açailândia;
· oportunizar ao aluno através do conhecimento da realidade, desenvolver consciência crítica diante da mesma;
· envolver o aluno com a utilização das diversas mídias, como: DVD, vídeos, computadores, filmadoras, máquinas fotográficas, etc, por ocasião da execução do projeto.
· criar possíveis soluções para os problemas detectados e encaminhá-las aos órgãos públicos para as devidas providencias.
5. METODOLOGIA:

Para execução deste projeto serão realizadas as seguintes ações:

. Discutir os objetivos e a importância do projeto com os alunos;
. pesquisar na internet sobre os temas discutidos;
. elaborar instrumentos de coleta de informações;
. visitar, fotografar e filmar as áreas de estudo;
. realizar entrevistas com os moradores dessas áreas;
. fazer a tabulação das informações;
. socializar informações entre os alunos;
. elaborar o relatório final da execução do projeto;
. utilizar o blog para divulgação e comentários sobre os resultados do trabalho;
. apresentar os resultados dos trabalhos à comunidade escolar;
. elaborar redação sobre as situações e problemas detectados;
. todos os passos do projeto serão acompanhados e orientados pelo professor orientador.


6. PERÍODO DE EXECUÇÃO

O presente projeto será executado durante o 3º período do ano letivo de 2008.


7. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e sistemática com observações da participação, nível de interesse, e utilização dos meios tecnológicos, pelos alunos nas atividades desenvolvidas no decorrer da execução do projeto. Verificar-se-á, também, de forma individualizada, a oralidade nas apresentações; a forma e a escrita dos relatórios; e o posicionamento crítico do aluno, através da dissertação, frente aos estudos realizados e os problemas detectados.



8. BIBLIOGRAFIA


(www.cidades.com.br/cidade/acailandia
)

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