domingo, 22 de junho de 2008

Professora: Martha Linhares


SECRETÁRIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

UNIDADE REGIONAL DE AÇALANDIA

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO

INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO DIGITAL





ORÇAMENTO PÚBLICO: A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO





INTRODUÇÃO

No contexto social em que vivemos é comum a grande maioria da população brasileira não ter conhecimento a respeito das contribuições dos impostos e taxas cobradas pela (FEDERAÇÃO, UNIÃO, ESTADO e MUNICÍPIO),dada essa falta de esclarecimento ,não sabem reivindicarem das autoridades competentes tais direitos adquiridos.Na sociedade em que estamos inseridos é papel da escola como formadora de opinião desenvolver ações educativas para a construção de cidadãos participativos,este compromisso está ligado não somente com a aprovação do saber sistematizado básico , mas aos processos metodológicos que norteiam a aprendizagem para que a mesma seja relevante de tal forma que o indivíduo possa compreender a sua importância no meio em que vive,tornando-se apto ou consciente da realidade sobre orçamento público com
total liberdade para questionar,descobrir ,descordar e participar de decisões; enfim ser um cidadão critico e participativo.



JUSTIFICATIVA

Para entender o que significa administração é necessário ir além da interpretação da palavra. Precisamos compreender o papel que a administração pública desempenha para
As organizações e para a sociedade. Reter a informação não é tão importante quanto saber lidar com a mesma e dela fazer um caminho para solucionar problemas visando contribuir com a formação do cidadão.


OBJETIVO


Sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade de pagarem impostos com recursos que se reverterá em bens e serviços



OBJETIVOS ESPECIFICOS


Analisar a ampliação das riquezas de um país onde poucos têm muito e muitos tem pouco.

Compreender através de pesquisa a diferença da cobrança de impostos entre os países.

Refletir sobre a necessidade e a finalidade dos impostos embutidos nos produtos embutidos na cesta básica da população brasileira.


METODOLOGIA

Com a intenção de usar diversas estratégias e variedades de ações para produzir conhecimento, serão utilizados os seguintes procedimentos metodológicos.

Conversa sobre o assunto em estudo

Experiência diretas de contatos com visitas em supermercados e entrevista a população .
Análise de alguns documentos públicos

Pesquisas na internet como meio de informações e divulgação do trabalho realizado.

Construção de gráficos com auxilio do computador.

Palestra sobre orçamento público direcionadas pelos profissionais do município.


PERÍODO



No decorrer dos períodos a serem concluídos


AVALIAÇÃO



Processar-se-á de forma contínua, a partir do desempenho, participação, interatividade do aluno.


BIBLIOGRAFIA



Maranhão. Gerência da Receita Estadual e de Desenvolvimento Humano. Educação Fiscal para a cidadania. Tema transversal para o ensino fundamental 5ª a 8ª série-
São Luis: Fundação Sousândrade 2001.








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